QUADRO DE AVISOS

FALE CONOSCO
ENVIE SUA SUGESTÃO DE ARTIGO PARA: comunicacaoptcaragua@gmail.com


QUADRO DE AVISOS:

Neste fim de semana acontecerá a Plenária Estadual de Mulheres PT/SP, “Rosangela Rigo, presente!” O encontro faz parte de um calendário nacional, sendo a Etapa temática Mulheres Petistas em preparação para o V Congresso Nacional do PT. Promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT, o encontro acontecerá na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos SP, em Caraguatatuba, de 15 a 17 de Maio. Debates sobre políticas públicas para mulheres no Governo Dilma e incentivo à participação da mulher no legislativo , darão o tom do encontro.

A programação terá início dia 15/05, às 20:30. Todos os filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, estão convidados a participar desse momento de abertura com a presença da conferencista Priscila Siqueira falando sobre o Tráfico Internacional de Mulheres e o litoral norte do estado de São Paulo. A programação terá encerramento no domingo, dia 17/05, às 13h e o público interessado terá a oportunidade de participar ainda da plenária sobre Políticas Públicas para Mulheres e os desafios para o PT (sábado a partir de 14h30m), que contará com a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além da Deputada Federal Ana Perugini, a Deputada Estadual Marcia Lia, Denise Mota Dau (Secretária de Política para Mulheres da cidade de São Paulo), Silmara Conchão (Secretária de Política para Mulheres de Santo André) e Marta Domingues (Secretaria Estadual de Mulheres do PT/SP).






sábado, 10 de setembro de 2011

Benetazzo presente!



Ontem, 09 de setembro, na Câmara Municipal, foi realizada uma belíssima homenagem a Antonio Benetazzo, um jovem de origem italiana, que morou em Caraguatatuba no final da década de 50 , estudou na EE. Thomaz Ribeiro de Lima, onde presidiu o Grêmio Estudantil. Posteriormente fez as Faculdades de Filosofia e Arquitetura na USP. Foi militante do Partido Comunista e do movimento estudantil. Pessoa muito inteligente que soube aproveitar as informações do meio em que vivia e que durante a ditadura militar optou pela luta armada como forma de defender o Brasil da repressão. Foi perseguido, preso, torturado e assassinado em 30/10/72 pelo regime militar. Oficialmente os militares informaram que Benetazzo teria morrido em decorrência de um atropelamento quando fugia de uma perseguição policial, porém veja essas publicações sobre a morte de Benetazzo:

Artigo de jornal
Quadro publicado em artigo do jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 set. 1990. Traz os nomes, organização a qual pertenciam e data da morte de militantes, cujos corpos foram encontrados na década de 80 no Cemitério Dom Bosco, em Perus. Entre eles: Luís Eurico Tejera Lisboa, Iuri Xavier Pereira, Alex Xavier Pereira, Sônia Maria Lopes de Moraes Angel Jones, Joaquim Alencar de Seixas, Antônio Benetazzo, Carlos Nicolau Danielli e Gelson Reicher. Também traz as mesmas informações de militantes, cujos corpos podem estar nesse cemitério: Aylton Adalberto Mortati, Hioraki Torigoi, José Roberto Arantes de Almeida, Dimas Antônio Casemiro, Denis Casemiro, Devanir José de Carvalho, Frederico Eduardo Mayr, Flávio Carvalho Molina, José Roman, Honestino Monteiro Guimarães e Virgílio Gomes da Silva.

Avaliação de laudos de corpo delito
Observações de médicos legistas, da segunda metade da década de 90, sobre o laudo de necrópsia de Antônio Benetazzo. O doutor Antenor Chicarino tem a impressão de que o laudo foi feito por um leigo, pois não usa nomenclatura técnica adequada. Não descreve o ferimento externo ou lesão que certamente existiria na região da fratura da abóbada craniana. Menciona como causa mortis choque traumático por politraumatismo, mas a descrição indica traumatismo crânio-encefálico. O doutor Dolmevil afirma que as fraturas do lado direito do crânio teriam, necessariamente, que deformar a fisionomia da vítima, o que não foi registrado. Para produzir estas lesões cranianas sem afetar o rosto, o pescoço e o tronco, as mesmas teriam que ser produzidas perpendicularmente no lado direito do crânio, o que não condiz com a versão sobre atropelamento. Se o esmagamento do crânio se deu como resultado da compressão pelos pneus do veículo contra o solo, por que não foram detectados marcas de borracha no corpo? Não faz referência a estragos ou sujeira nas roupas. Examinando as fotos, não foi constatada nenhuma escoriação no rosto, o laudo não descreve o hematoma na região superior da pálpebra direita, nem o inchaço do lado direito da mandíbula, resultantes do ferimento a bala existente e fotografada em detalhe na orelha direita. Isto sugere que não se trata de atropelamento e sim de ferimento por arma de fogo disparada encostada ao crânio.


Esse projeto, elaborado pelas turmas de 2010 e 2011 da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima deixa claro que “pode-se matar um homem, mas nunca suas idéias e os exemplos que deixa!”
Parabéns aos professores, alunos e direção da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima pelo excelente trabalho!


Lidia Polillo Moreira - Secretária de Comunicação do DM do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário