QUADRO DE AVISOS

FALE CONOSCO
ENVIE SUA SUGESTÃO DE ARTIGO PARA: comunicacaoptcaragua@gmail.com


QUADRO DE AVISOS:

Neste fim de semana acontecerá a Plenária Estadual de Mulheres PT/SP, “Rosangela Rigo, presente!” O encontro faz parte de um calendário nacional, sendo a Etapa temática Mulheres Petistas em preparação para o V Congresso Nacional do PT. Promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT, o encontro acontecerá na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos SP, em Caraguatatuba, de 15 a 17 de Maio. Debates sobre políticas públicas para mulheres no Governo Dilma e incentivo à participação da mulher no legislativo , darão o tom do encontro.

A programação terá início dia 15/05, às 20:30. Todos os filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, estão convidados a participar desse momento de abertura com a presença da conferencista Priscila Siqueira falando sobre o Tráfico Internacional de Mulheres e o litoral norte do estado de São Paulo. A programação terá encerramento no domingo, dia 17/05, às 13h e o público interessado terá a oportunidade de participar ainda da plenária sobre Políticas Públicas para Mulheres e os desafios para o PT (sábado a partir de 14h30m), que contará com a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além da Deputada Federal Ana Perugini, a Deputada Estadual Marcia Lia, Denise Mota Dau (Secretária de Política para Mulheres da cidade de São Paulo), Silmara Conchão (Secretária de Política para Mulheres de Santo André) e Marta Domingues (Secretaria Estadual de Mulheres do PT/SP).






terça-feira, 13 de março de 2012

Como começou campanha vitoriosa de 2000. Memórias de uma vitória

Para chegar à Prefeitura passamos por uma prova de obstáculos. Primeiro, prévias no PT, em fevereiro de 2000. A maioria me escolheu candidato. O outro postulante, Orlando Fantazzini, mais adiante somou-se à nossa campanha que enfrentava como principais concorrentes Paschoal Thomeu e Jovino Cândido.

Não comecei a maratona bem posicionado nas pesquisas, estava em volta dos 9% de intenção de voto, e os principais concorrentes apareciam na nossa frente. Tive dificuldades de ter o vice, já que no PT Orlando não aceitou e algumas outras figuras petistas convidadas, também não quiseram. Luís Roberto Mesquita, então filiado ao PPS, também não aceitou. Fomos para mais uma decisão dos filiados do PT para escolher a candidatura a vice entre Eneide, a escolhida, e Edmilson Souza. Por sinal, ambos são hoje vereadores e pessoas que tenho em altíssimo conceito.

Os debates da prévia em que concorri no PT foram muito bons. Para eles, elaborei uma proposta de programa de governo da cidade, que depois serviria de base ao programa de governo que apresentamos à população na campanha. Naquela época, as prévias se fundamentavam em intensos debates políticos, às vezes tão duros que deixavam cicatrizes nas relações pessoais, mas não tinham nenhuma interferência de poder econômico. O máximo era mobilizar todos os carros dos militantes para buscar as pessoas filiadas com direito ao voto.

A vitória nas eleições da chapa do PT, Elói prefeito/Eneide vice, começou a se delinear pelo mês de setembro quando atingimos mais de 40% das intenções de voto. Thomeu vinha em segundo, com uma vantagem de mais de 10% em relação a Jovino. Não tivemos nenhum protagonismo na reviravolta que alterou o segundo colocado. Nas vésperas do primeiro turno os promotores públicos entraram com uma denúncia eleitoral contra Thomeu, que repercutiu na TV Globo, e que, se ao final do processo não deu em condenação, alterou o quadro eleitoral. Vencemos por pequena margem no segundo turno. Porém, só na próxima segunda-feira farei mais comentários sobre a campanha.

Um comentário:

  1. Antes de vencer as prévias e ser eleito Prefeito, foi Vereador e Deputado por dois mandatos.

    ResponderExcluir