QUADRO DE AVISOS

FALE CONOSCO
ENVIE SUA SUGESTÃO DE ARTIGO PARA: comunicacaoptcaragua@gmail.com


QUADRO DE AVISOS:

Neste fim de semana acontecerá a Plenária Estadual de Mulheres PT/SP, “Rosangela Rigo, presente!” O encontro faz parte de um calendário nacional, sendo a Etapa temática Mulheres Petistas em preparação para o V Congresso Nacional do PT. Promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT, o encontro acontecerá na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos SP, em Caraguatatuba, de 15 a 17 de Maio. Debates sobre políticas públicas para mulheres no Governo Dilma e incentivo à participação da mulher no legislativo , darão o tom do encontro.

A programação terá início dia 15/05, às 20:30. Todos os filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, estão convidados a participar desse momento de abertura com a presença da conferencista Priscila Siqueira falando sobre o Tráfico Internacional de Mulheres e o litoral norte do estado de São Paulo. A programação terá encerramento no domingo, dia 17/05, às 13h e o público interessado terá a oportunidade de participar ainda da plenária sobre Políticas Públicas para Mulheres e os desafios para o PT (sábado a partir de 14h30m), que contará com a presença da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além da Deputada Federal Ana Perugini, a Deputada Estadual Marcia Lia, Denise Mota Dau (Secretária de Política para Mulheres da cidade de São Paulo), Silmara Conchão (Secretária de Política para Mulheres de Santo André) e Marta Domingues (Secretaria Estadual de Mulheres do PT/SP).






quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CAVALO DE TRÓIA.

Colaboração do Companheiro João Rocha

Presente de grego é a dádiva ou oferta que traz prejuízo ou aborrecimento a quem recebe. A expressão surgiu em decorrência da Guerra de Tróia, um conflito bélico entre aqueus (um dos povos gregos que habitavam a Grécia Antiga) e os troianos, que habitavam uma região da atual Turquia. Esta guerra, que durou aproximadamente 10 anos, aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.

A CAUSA DA GUERRA

Entre Gregos e troianos foi o rapto da princesa Helena de Tróia (esposa do rei lendário Menelau), por Páris (filho do rei Príamo de Tróia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exército. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tróia. O cerco grego à Tróia durou cerca de 10 anos. Causou muitas baixas para os lados.

O PRESENTE DE GREGO

A guerra terminou após a execução do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idéia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Após uma noite de muita comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saíram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tróia até sua destruição e dominação.

NA POLÍTICA

Em política, ocorre muitas situações que são verdadeiros Cavalos de Tróia: coligações, alianças, nomeações, filiações, etc. resultam em rachas, escândalos que causam um enorme prejuízo para um governo ou um partido. Diariamente vemos nos noticiários estouros de escândalos.

Em São Paulo, segundo os meios de comunicação, tivemos o exemplo de um político que deu um desgaste e dor de cabeça ao tão surrado “prestigio” do Paulo Maluf.

Aqui, no Litoral Norte, recentemente, tivemos um exemplo de alianças que não deram certo, foram verdadeiros “Cavalos de Tróia” e/ou “Presente de Grego”. Isto acontece quando o dirigente político coloca os seus interesses acima dos interesses do partido, não mede as conseqüências da articulação pragmática. O voto, o poder a qualquer preço.

João Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário